CULTURA E
EXTENSÃO
FAUUSP

CoCriança: cocriação e construção de espaços de lazer com as crianças
Data inicial: 2023
Data final: 2024

O presente projeto tem como objetivo fortalecer o território da criança na cidade através da ressignificação dos espaços livres e do reconhecimento das infâncias. Pretende-se dar continuidade e desenvolver a metodologia de processo participativo que teve início há 6 anos na Brasilândia, Zona norte de São Paulo, onde foi cocriado um projeto de intervenção em uma praça junto às crianças e à comunidade. Contando com o apoio de mais de 20 bolsistas do PUB ao longo de sua história, o CoCriança pôde consolidar sua metodologia e diversificar sua atuação e, agora, propõe um novo projeto de reforma participativa com as crianças, a ser realizado em três escolas na periferia de Campinas.

O projeto pretende que bebês e crianças tenham maior contato com a natureza em espaços de aprendizagem ao ar livre de qualidade oferecidos pela escola, bem como mais e melhores oportunidades de participação cidadã acessíveis ao seu estágio de desenvolvimento, com a comunidade escolar desenvolvendo novas práticas pedagógicas que apoiem e promovam seus direitos à participação, ao brincar livre e à natureza.

A cidade de Campinas, onde o projeto será implementado, é marcada pela urbanização crescente e pelo desmatamento vertiginoso, o que tem limitado o contato das crianças com o meio natural. São poucas as conexões de fauna e flora e pequena a oferta de espaços verdes para a população, especialmente para as famílias mais periféricas. As instituições de educação infantil da cidade também têm enfrentado desafios para garantir o acesso das crianças à natureza, optando por espaços impermeáveis, cobertos e com materiais sintéticos.

Diante desse contexto, o projeto tem como grupo destinatário bebês e crianças que frequentam a rede de organizações colaboradoras da secretaria municipal de educação de Campinas e acessam a educação infantil gratuita em tempo integral. Busca proporcionar a eles espaços seguros e adequados para brincarem e interagirem com o meio natural, promovendo seu desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Para isso, serão selecionadas, por meio de um edital, três instituições de educação infantil para atuar conjuntamente na execução do projeto. Serão organizações colaborado ras da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, que atendem majoritariamente um público vulnerável. Essas instituições serão o lócus de realização do projeto, participando diretamente seus alunos, envolvidos nas oficinas e em todo processo de cocriação; seus docentes – que participarão de processo formativo inicial, auxiliando na implementação das atividades com as crianças; e toda a comunidade escolar, que será sensibilizada para as questões do projeto, com grande foco na escuta, protagonismo e participação das crianças.

Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos Lima
Orientação: